top of page

INTRODUÇÃO AO IAIJUTSU

Iaijutsu, Iaido, Battojutsu ou simplesmente Iai é uma arte, ou um método de treino, usando uma espada real (ou quase real) em uma prática individual. Os Katas começam e terminam com a espada embainhada, implicando portanto o ato de desembainhar e embainhar a espada.

Em geral a palavra Iaijutsu é traduzida como o caminho da vida em harmonia, ou a arte de se adaptar a circunstancias, ou o caminho do estar aqui e agora. Os caracteres são iru (ser), ai (harmonia) e do (caminho).

No Iaijutsu, o praticante combate oponentes não existentes, com técnicas que são totalmente obsoletas hoje em dia e sem nenhuma aplicação prática e que nem mesmo proporcionam a satisfação de se comprovar uma superioridade técnica através de encontros competitivos. Como um verdadeiro Budo, o Iaijutsu é uma batalha contra você mesmo, um cortar fora de todas as redundâncias. Através dos precisos e imutáveis movimentos do kata, o praticante busca mobilizar todo o seu ser, unificar a intenção, a ação e a espada, sendo vital cada detalhe, um assunto de vida e morte. Através da união do sentido, da vontade e da ação, a espada torna-se um meio de desenvolvimento espiritual (seishin tanren). Por este motivo, cada vez mais budokas procuram a austera prática do Iaijutsu.

ORIGEM...

 

Dentre as artes marciais que descendem dos treinamentos dos samurai, o Kendo é sem dúvida, a mais conhecida e difundida. Ele é baseado nas nuances do combate com a espada desembainhada, sua estratégia, técnicas e dinâmicas, mecânicas e mentais. Porém, seria inevitável reconhecer a oportunidade de técnicas e situações que o uso do desembainhar ágil da espada ofereceria  em termos de combate. Dessa forma, naturalmente, surgiu a arte marcial que hoje é conhecida como Iaido.

O Iaijutsu como uma arte que se baseia no Iai como seu componente principal tem a sua origem geralmente atribuída a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621). Pouco se sabe sobre ele, mas, de seus supostos estudantes se originou a maior parte dos estilos de Iaijutsu praticados hoje em dia.

Embora muitos considerem Hayashikazi como o pai do Iaijutsu, é um erro atribuir a ele a invenção do Iai. O Tenshin Shoden Katori Shinto ryu (1447), por exemplo, antecede a ele em um século e o seu currículo contém vários kata de iai. Constatando o óbvio, técnicas de se desembanhar espada devem ter sido praticadas desde que a primeira espada foi desembainhada. Já na saga de Kormac, um milênio antes de Hayashizaki, Skeggi dá instruções detalhadas a Kormac em como desembainhar a sua espada Sköfnung (Kormac ignora os conselhos e danifica a espada ancestral).

COMO SÃO OS TREINOS...

 

O treino de Iaijutsu é feito com profunda concentração e envolve, quase sempre, o uso de espada afiada.

Se você participa da aula, tome as devidas precauções. Não se situe próximo ou atrás de nenhum praticante. Mantenha uma distância prudente dos demais.

A prática do Iaijutsu começa no momento da entrada no dojo. Os praticantes devem observar a etiqueta o tempo todo.

É adequado fazer a saudação ao entrar e sair do dojo/academia, ao entrar e sair do tatami bem como ao seu professor e colegas.

A única maneira de progredir no Iaijutsu é através do treinamento regular e contínuo. A freqüência não é obrigatória, mas, para haver evolução no Iaijutsu, é preciso praticar pelo menos duas vezes por semana, principalmente se for iniciante.

A rotina das aulas, após as devidas saudações, normalmente se caracteriza por:

  • Alongamento;

  • Executar kihons (aquecimento com a espada, por exemplo, sacar e embainhar várias vezes);

  • Executar suburi (educativos, partes do kata);

  • Executar os kata;

  • Awase (simultaneamente com o professor);

  • Ai-uchi com os demais colegas (também simultâneo) ou no seu próprio ritmo, se assim o professor determinar;

  • Demonstrar um conjunto de kata, em forma de Embu (performance cerimonial), para o instrutor;

  • Aprender/corrigir os kata.

  • Num processo contínuo o praticante vai moldando-se, lapidando-se e usufruindo as recompensas de sua persistência.

O SEITEI IAIDO...

 

A palavra "seitei" pode ser traduzida como "padrão", ou "uniforme". Sendo assim, o Seitei Iai, ou Seitei Iaijutsu, consiste num conjunto de 12 formas uniformizadas, desenvolvidas a partir das décadas de 1960 / 70, com base nos movimentos dos estilos mais populares de koryu (Muso Shinden Ryu, Muso Jikiden Eishin Ryu, e Hoki Ryu). Estas formas foram desenvolvidas para servirem de padrão internacional de prática, avaliação e competição, e normalmente estabelecem o início da prática normal de Iaijutsu, na grande maioria dos dojos, incluindo no ICL.

Os nomes das sete primeiras formas foram atribuídos pelo décimo sétimo mestre (soke) da escola Muso Jikiden Eishin Ryu, Oei Masamichi. As três formas seguintes foram adicionadas pela Federeção de Kendo de Todo o Japão (ZNKR) em 1980. As últimas duas formas foram adicionadas em 2001.

 Formas (kata) de Seitei Iai:

  1. Mae 前 (frente)

  2. Ushiro 後 (trás)

  3. Uke-nagashi 受け流し (receber e deixar fluir)

  4. Tsuka-ate 柄当て (atingir com o cabo da espada)

  5. Kesa-giri 袈裟切り (corte ao kesa) *kesa ⇒ estola budista

  6. Morote-zuki 諸手突き (estocada com duas mãos)

  7. Sanpō-giri 三方切り (corte em três direções)

  8. Ganmen-ate 顔面当て (atingir o rosto)

  9. Soete-zuki 添え手突き (estocada com a mão apoiada)

  10. Shihō-giri 四方切り (corte em quatro direções)

  11. Sō-giri 惣切り (corte contínuo)

  12. Nuki-uchi 抜打ち (saque cortante)

Os katas de nº1 a nº3 são realizados em seiza 正座, ou seja, sentado formalmente. O kata nº4 é realizado em tatehiza 立膝, a forma de se sentar quando se está com armadura (yoroi-kacchû 鎧甲冑). Os demais katas são feitos em pé.

TOHO IAIJUTSU...

 

A Federação Japonesa de Iai (ZNIR, Zen Nihon Iaido Renmei) possui um conjunto padronizado de cinco katas denominado Toho iaidō. É, em essência, o equivalente desta federação ao Seitei iaidô da FIK. Os cinco katas citados acima advém de cinco diferentes estilos:

  1. Ippon Me - Maegiri - Musō Jikiden Eishin-ryū

  2. Nihon Me - Zengogiri - Mugai-ryū

  3. Sanbon Me - Kiriage - Shindō Munen-ryū

  4. Yonhon Me - Shihôgiri - Suiō-ryū

  5. Gohon Me - Kissakigaeshi - Hoki-ryū

ASPECTO FILOSÓFICO...

 

A espada no iaidō é um instrumento espiritual, sem dimensão material. As horas de treinamento dedicadas para que se possa atingir o domínio da técnica são horas em que o praticante entra em contato com seu eu interior (espírito).

O iaidō é uma mistura única de ética Confucionista, de métodos introspectivos do Zen-budismo e da filosofia Taoísta, tudo isso temperado pelo rigor do bushido. O Iai proporciona um estado mental focado e sereno ao praticante, podendo ser entendido como uma disciplina meditativa.

Como uma arte marcial pode ser efetiva quando é praticada somente com o uso de katas contra oponentes imaginários? Essa questão é mais profunda e difícil de responder do que pode parecer inicialmente. O problema começa na definição de 'efetiva' e que efeito se deseja obter. Claro que nos katas não existe oportunidade de comprovação da técnica do praticante em combate, como existe no kendō. O rigor na repetição dos movimentos do kata não deixa também espaço para adaptações em resposta às ações de um adversário real.

Além do estudo das técnicas, existe também o aspécto filosófico que envolve cada um dos diversos estilos de iaidô, influenciando inclusive na forma como as técnicas são executadas. Um praticante de um estilo tradicional (koryū) deve conhecer tais influências.

Como uma arte marcial contextualizada no mundo atual, é muito fácil enxergar, superficialmente, o iaidō e outras formas de esgrima como extemporâneas, simplesmente por não ser usual nem esperado que alguém saia pelas ruas portando uma espada.

O que deve ser notado no entanto é o que está por baixo dessa observação superficial. O que deve ser observado é o modo como o praticante deve se portar para evitar conflitos. Isso foi explicado milênios atrás por Sun Tsu em sua obra A Arte da Guerra e, posteriormente, por muitos estrategistas. O praticante que treina com dedicação e correção e com a orientação de um Sensei, desenvolve a habilidade de reconhecer situações difíceis e de como evitá-las antes que se tornem problemas de fato. Mesmo sendo inevitáveis ele aprende a enfrentá-los antes que atinjam grandes proporções. Mesmo algumas sendo inevitáveis, o praticante aprende a manter um estado de espírito e postura corporal e mental, que não oferece, ao adversário, oportunidade de agredi-lo. Essa é a essência do iaidô, do kendô e de outras artes-marciais que não se transformaram simplesmente em esportes comerciais.

O kanji 'I' também pode ser lido como 'itte' e 'ai' como 'awasu' na frase 'Tsune ni itte kyu ni awasu' que significa: "seja onde e o que estiver fazendo, sempre esteja preparado". Como preparado entende-se não só estar alerta, mas também ter treinado rigorosamente para que, se necessário, uma técnica decisiva possa ser utilizada para terminar um conflito. Golpes com uma katana normalmente são cabais, mas esse não é o ponto. No mundo dos negócios a pessoa deve estar preparada e agir decisivamente quando necessário. Será que a pessoa está preparada, tem a autoconfiança necessária?

Quando um amigo desaponta uma pessoa, ela consegue lidar bem com esse tipo de situação, entendendo completamente as implicações e as conseqüências de suas ações? Ao cruzar uma rua e um carro aparecer como do nada ou algo cai sob sua cabeça enquanto está caminhando, seu corpo se encontra suficientemente equilibrado e sua mente suficientemente clara para lidar com esse tipo de situação e se colocar em segurança? Todos esses são exemplos práticos da aplicação do iaidô no mundo moderno.

A prática do iaidō é educativa tanto para jovens estudantes, como para executivos, gerentes e empresários, em resumo para todo aquele que precisa e quer aprimoramento nos principais valores humanos e de cidadania.

NA FICÇÃO...

 

  • O suiō-ryū é o estilo utilizado pelo personagem do filme e mangá Lobo solitário.

  • Aldebaran de Touro, personagem da série de anime e mangá conhecida como Saint Seiya, tem uma postura onde seus ataques são movidos pelas técnicas do iaidō.

  • Jin, personagem da série Samurai Champloo tem duas espadas, uma katana e um wakizashi. Suas técnicas usadas com katana são do iaidō.

  • Kenshin Himura de Samurai X era conhecido como battousai (mestre do desembanhar da espada).

  • O estilo hiten mitsurugi-ryū (飛天御剣流), que aparece no mangá e no anime Rurouni Kenshin ou Samurai X é um estilo totalmente fictício. Apesar disto, o personagem principal (Kenshin Himura) é baseado vagamente em um personagem histórico, Kawakami Gensai, o qual, acredita-se, praticava o estilo sekiguchi-ryū.

  • Vergil, o irmão do protagonista do jogo Devil May Cry, Dante, luta usando uma kataná e sua bainha em movimentos semelhantes aos do Iaido, repetindo muitas vezes o battou e o Nuki-uchi, no jogo Devil May Cry 3.

  • Kagero Sai, da série de anime e mangá Shijou Saikyou no Deshi Kenichi, é mestre em Iaidō.

"Todas as informações aqui contida foram gentilmente cedidas pelo Sensei Ivan  Franco do Budokai Dojo, nós do Ryotetsurugi Dojo ficamos honrados em receber tão valiosas informações de um Grande e Conceituado Sensei, ao senhor nossa sicera e eterna gratidão."

HORÁRIO

Aulas suspensas temporariamente devido a situação de pandemia.

 

Treinos individuais agendar com uma semana de antecedência.

ENDEREÇO

Avenida Central, 130
Itaúna, MG 35.680 - 159
iaijutsu_contato@outlook.com

Tel: (37) 99912 - 7250   
Tel: (31) 98336 - 7849

whatsapp-business-logo-1200x1200.png
ENCONTRE O DOJO
  • w-facebook
PARCEIROS

CENTRO DE ARTES MARCIAIS MARCOS INOCÊNCIO
Av. Jove Soares, 1175. B. Graças Itaúna MG

Tel: (37) 3241 - 2620  
Tel: (37) 99916 - 5584

 

DOJO KARATE DO WADO RYU
Av. Jove Soares, 1175. B. Graças Itaúna MG

Tel: (37) 3241 - 2620  
Tel: (37) 99152 - 5338

 

ENCONTRE NOSSOS PARCEIROS

Tsune ni itte kyu ni awase...

bottom of page