
“Tsune ni itte kyu ni awase”
“Não importa onde e em que situações você se encontra, esteja sempre preparado”
RYOTETSURUGI DOJO
EISHIN RYU IAIJUTSU


SONKEI 尊敬 (Respeito)
Nos tempos de hoje vemos como é importante conhecer, entender e praticar a palavra respeito. Sempre que algum tema sobre a arte da esgrima Japonesa aparece vários "entendedores" se intitulam maiores e mais sábios, estes são aqueles que denominam - se "detentor do verdadeiro conhecimento".
Com a modernização cada dia que passa tomando mais conta da vida de todos nós começam a aparecer varias pessoas se intitulando "Sensei disso, Sensei daquilo" a fim de ganhar dinheiro através daqueles que acreditam plenamente em suas palavras, esses na sua grande maioria são os que intitulamos "MESTRES DO YOUTUBE".
Existem também aqueles que de alguma forma executam uma "lavagem cerebral" em seus alunos fazendo - os tratar e venerar quase como um "Deus" vivo na Terra, sobre esses é sempre melhor manter uma certa "distância" quando o assunto é Artes Marciais, porém, o que mais preocupa são os visionários se limitam a criticar algo que não conhecem como simplesmente uma WTF (do inglês What the F&*%$) ou em um melhor português QME (Que M$%&@ é essa?).
É sempre importante conhecer quem está lecionando a Arte Marcial que você está estudando e se essa pessoa também é reconhecida no meio Marcial não só pelas mesmas pessoas de sempre mas por outros Mestres e Senseis de Artes diferentes. Infelizmente existem vários "Charlatões" que aproveitam da inocência e do sonho de uma pessoa para ensinar a "grande arte milenar passada por toda geração de uma família", mas, antes de criticar será que não seria viável olharmos para nós mesmos, o Brasil é um país de dimensões continentais, é claro que existem muitas pessoas que sempre sonharam aprender uma arte marcial mas infelizmente em sua cidade ou pelo menos próximo a ela não tinha ninguém que conseguiriam ensinar. Isso acontece muito em cidades de interior, eu mesmo para iniciar meus treinos viajava 100km por dia para poder estudar o iaijutsu que com muito orgulho repasso hoje aos meus estimados alunos.
Muitos dizem que é nesse momento em que os "Mestres do Youtube" atuam, justamente para retirar algum lucro através do sonho de alguém. Mas quando viramos o tabuleiro para nosso lado eu pergunto: "E você, nobre Sensei, o que fez para ajudar e impedir que isso aconteça?"
Na grande maioria das vezes as academias, dojos e centros esportivos preferem criticar ao invés de tentar ajudar e mostrar um novo caminho para as pessoas, não é de hoje que vejo pessoas sendo enganadas por esses "Mestres" mas quando questiono o porque de não encerrar os treinos a resposta é quase sempre a mesma. Falta consideração para com as Artes Marciais nos dias atuais.
Existem várias pessoas que acabei conhecendo em meu caminho que sabiam que estavam sendo enganadas e mesmo assim não paravam de treinar por aquela ser a "única opção" que eles tinham e quando questionado se não poderiam buscar um local fora de sua cidade para treinar a maioria esbarrava em algo que considero pífio, o valor das mensalidades.
Quando treinei com Sensei Hiroyuki o mesmo nunca cobrou nem R$1,00 sequer de mim devido ao grande gasto e esforço que eu fazia para poder treinar com ele e quando deparamos com a mesma situação hoje em dia as pessoas que poderiam mostrar um novo caminho nas artes marciais se rebaixam a meros "vendedores".
Muitos Dojos famosos não abrem mão da mensalidade e nem fazem questão de ajudar a comunidade pois eles, na minha opinião, se consideram inquestionáveis e detentores da verdade absoluta. O principal valor das artes marciais não está no ato de "enriquecer" o sensei ou mestre mas sim de dar novas oportunidades, de mudar a vida das pessoas que acreditam no que você ensina.
Por isso digo que é importante conhecer bem antes de criticar alguém, não é só porque você não conhece que aquilo seja mentira, respeite o caminho que cada um decidiu seguir e se não está de acordo com a escolha seja pelo menos "simpático" para apontar uma outra direção e fazer sua parte que a pessoa siga esse caminho.
Não acredito que cobrar mensalidades seja errado, até porque tudo gera custo, mas pelo menos saiba reconhecer aqueles alunos que fazem de tudo para aprender e as vezes viajam muitos e muitos km para poder simplesmente repetir aquilo que você já fez.
Respeito é algo importante que devemos saber usar sem nenhuma moderação.